Os traumas dentários são muito comuns em crianças e adolescentes e geram um grande susto aos pais.
Durante a primeira infância, quando os pequenos estão dando os primeiros passos ou em meio de tanta diversão, podem cair e bater a boca.
Já na adolescência as causas mais comuns são as quedas andando de bicicleta, na prática de esportes e atividades físicas.
As lesões traumáticas dentárias podem variar desde simples fraturas em esmalte até a perda definitiva do elemento dentário, ou ainda, podem acometer as estruturas adjacentes aos dentes, como os ossos, gengiva e lábios.
Quando o trauma acontece em dentes decíduos (de leite) pode afetar tanto o dente atingido como o dente permanente que está se formando.
Já em dentes permanentes, o trauma pode ocasionar problemas muito tempo depois do acidente.
Por isso, o tratamento deve envolver tanto o atendimento logo após o trauma, como o acompanhamento das possíveis sequelas na dentição decídua e permanente, dependendo de cada caso.
No primeiro momento é importante manter a calma, acolher e tranquilizar a criança.
Realize uma compressa gelada na região do trauma com cubos de gelo envoltos em uma toalha limpa ou com uma gaze embebida em água gelada filtrada. Isso ajudará a aliviar o inchaço e a parar o sangramento no local, caso haja.
Não ofereça mamadeiras ou chupetas, isso poderá agravar ainda mais o quadro dos dentes fraturados.
Se houver o deslocamento do dente: consulte imediatamente o odontopediatra. Em alguns casos, é possível reposicionar o dente de volta ao local original, permitindo que ele se recupere normalmente.
Se houver a fratura do dente: se o fragmento for encontrado coloque-o em um recipiente com leite ou soro fisiológico e leve seu filho imediatamente ao odontopediatra. Ele poderá colar o fragmento novamente no dente, permitindo recuperar sua aparência original. Caso não seja encontrado, será feita a reconstrução com outro material, como resina ou porcelana.
Se houver a queda do dente: se for um dente permanente coloque-o em um recipiente com leite ou soro fisiológico e leve seu filho imediatamente ao odontopediatra. Quando o atendimento é feito rapidamente, em alguns casos, é possível reimplantar o dente que caiu.
No caso de queda de um dente de leite ele não poderá ser reimplantado, mas será necessário avaliar se houve algum dano ao dente permanente que está se formando acima dele.
O traumatismo dentário nunca deve ser menosprezado. Mesmo que o dente não apresente sangramento ou alteração em sua aparência, consequências futuras podem ocorrer como: alteração de cor, mobilidade dental, alteração de posição na arcada dentária, dor, sensibilidade, reabsorção radicular e óssea, necrose e até mesmo a perda do elemento dental.
Muitas vezes, por falta de conhecimento dos responsáveis, o primeiro atendimento ocorre em prontos-socorros ou clínicas médicas, o que pode acarretar um mau prognóstico do trauma.
É muito importante que uma avaliação seja realizada de forma imediata por um odontopediatra, para que seja realizado um exame clínico e radiográfico para determinar a gravidade da lesão e o plano de tratamento e acompanhamento do paciente.
Lembre-se: quanto mais rápido for o atendimento, melhores são as chances de tratamento. Se seu filho sofreu algum tipo de trauma dentário, clique aqui para agendar uma consulta.
A Odontologia Cecília Abrahão possui uma equipe formada por odontopediatras com vasta experiência profissional e com capacitação em várias especialidades, o que possibilita um atendimento integral, seguro e de alta performance.
O sorriso do seu filho merece o melhor tratamento! Clique aqui e agende uma consulta.
Garanta um tratamento eficaz e seguro para seu pequeno. Entre em contato conosco.
Clínica odontológica em Brasília – DF, especializada no atendimento de bebês, crianças e adolescentes.
Segunda à sexta-feira:
08h às 12h e 14h às 18h
SDN CNB (Conjunto Nacional)
Etapa 3 sala 6039 – 6º andar
Brasília – DF
Cep: 70077-900